quinta-feira, 12 de julho de 2012

6 Dicas para usar o computador sem prejudicar os olhos

Pessoas que usam muito computador – seja no trabalho ou em longos períodos de estudo – sofrem frequentemente de problemas na visão, que vão desde a coceira nos olhos até uma grave irritação ocular. Esse quadro é chamado também de Síndrome da Visão de Computador.

O olho seco pode ter diversas causas, porém uma das mais comuns é o uso do computador em ambientes com ar-condicionado. Os olhos ficam fixados no monitor por muito tempo e acabam piscando menos que o necessário, o ar-condicionado acelera o ressecamento dos olhos e com a falta das lágrimas, que são essenciais para a saúde dos olhos, podem surgir outro problemas e comprometer ainda mais a visão.
>> Confira 6 dicas para você usar o computador sem prejudicar os olhos:

Regule a iluminação do ambiente

Ficar exposto a um ambiente excessivamente iluminado, é tão prejudicial quanto olhar diretamente para a luz do sol. A dica é para quando estiver usando o computador, reduzir pela metade as luzes do ambiente. Uma boa saída também é posicionar sua estação de trabalho de forma que a luz entre lateralmente no ambiente.

Reduza o brilho

Superfícies plenas, assim como a tela do computador, produz brilho que pode provocar bastante cansaço nos olhos. Instale uma tela antirreflexo no monitor e procure substituir o branco brilhante das paredes (no ambiente de trabalho) por tons pastel e acabamento fosco.

Substitua o monitor

Monitores de cristal líquido cansam menos a vista do que os antigos de tubo, pois já vêm com superfície antirreflexo e melhor definição de imagens.

Ajuste corretamente

Cada vez mais equipamentos permitem diversos ajustes como brilho, tamanho, definição, contraste e cor. Faça o ajuste procurando deixar de forma agradável para sua vista. Não deixe o fundo da tela tão claro, nem tão escuro.

Pisque com mais frequência

Piscar é um ótimo remédio para a vista cansada, ao piscar você lubrifica os olhos e evita crises de olho seco e irritação ocular. Quando estiver fazendo qualquer atividade diante do computador, procure parar e descansar a vista. Pisque várias vezes seguidas, olhe para longe e para os lados, e só depois disso volte ao computador.

Faça um check-up ocular

Visitar o oftalmologista é de extrema importância, principalmente quando se trabalha diariamente em frente ao computador. Pelo menos uma vez por ano faça um check-up ocular.
 Fonte: Portal Visão Laser 

terça-feira, 3 de julho de 2012

7 Doenças que podem ser diagnosticadas precocemente


É comum acharmos que a visita ao oftalmologista só é necessária quando não estamos enxergando normalmente, geralmente com dificuldades para focar imagens de longe ou de perto. Mas muitos esquecem que algumas doenças podem ser prevenidas, ou tratadas facilmente, com um diagnóstico precoce.

A visita periódica ao oftalmologista, resulta em uma vida mais saudável e tranquila, prevenindo doenças e evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam – podendo até mesmo levar o paciente a cegueira. Então, já que prevenir é sempre a melhor alternativa, confira 7 doenças que podem ser diagnosticadas precocemente:

Ametropia:
Erro de refração ocular, como a Miopia (não enxerga claramente de longe), Hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e Astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). Podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.

Catarata:
É a opacificação do cristalino, geralmente acontece após os 60 anos, porém algumas crianças podem já nascer com o problema. O tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular.

Estrabismo:
A criança pode nascer estrábica (popularmente chamada de vesga), onde em alguns casos pode ter relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Existe também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos devem ser mostrados ao médico. O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade de prejudicar a visão.

Glaucoma:
É o aumento da pressão nos olhos, que se não tratado pode levar à perda gradual e irreversível da visão. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios, e ainda há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

Leucocoria:
É o reflexo esbranquiçado do olho. Em crianças maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratado precocemente, há chances de levar à cegueira.

Exoftalmia e proptose:
Alguns motivos podem fazer com que o olho se projete para fora, entre eles estão doenças da tireóide e tumores. É importante que assim que notado qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico rapidamente. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos saltados, onde em alguns casos há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.