quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Nova tecnologia a laser para cirurgias oculares à disposição de Catanduva e região

As cirurgias para corrigir defeitos da visão são cada vez mais comuns no Brasil e a evolução tecnológica, nesse campo da oftalmologia, avança em ritmo acelerado. O Pizarro Hospital do Olho acaba de adquirir o Femto LDV, um equipamento suíço que substitui o uso da lâmina de bisturi pelo laser nas cirurgias de córnea, sendo um dos poucos existentes no Brasil. Segundo o médico oftalmologista Dr. Thiago Pardo Pizarro, este equipamento permite uma evolução no tratamento de doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia, catarata, transplante de córnea, entre outras. “O laser aumenta a precisão da incisão na córnea e o fato de não haver corte também traz maior conforto para o paciente, porque torna mais rápida a cirurgia e a recuperação pós-operatória”, explica. 
Com baixa energia e pulsos ultra-rápidos - em torno de 100 bilhões de vezes inferiores a um segundo -, o Femto LDV garante um alto nível de segurança e qualidade ao procedimento. “Isso significa precisão no corte, evita perda de tecidos, oferece cicatrização rápida, menor tempo de cirurgia, resolutividade e recuperação mais rápida”, destaca. 
Com o auxílio do laser de femtosegundo, o procedimento é totalmente monitorado por computador, garantindo ao cirurgião maior segurança, previsibilidade e a possibilidade de visualizar todo o procedimento, algo impossível quando se utiliza um aparelho diferente, como o microcerátomo, no qual uma lâmina realiza o corte superficial do estroma da córnea (disco). “Com o laser de femtosegundo, a precisão em relação à espessura do disco aumentou. Além disso, o equipamento permite a confecção de discos mais finos, possivelmente reduzindo o risco de ectasia. Outra vantagem é a não utilização de lâminas e o não contato do estroma da córnea com estes materiais, reduzindo o risco de infecções”, enfatiza o médico. 
Por sua versatilidade, podendo ser utilizado em vários procedimentos diferentes como Lasik, Implante de Anel e Transplantes, o equipamento tem se firmado como recurso indispensável para quem quer estar tecnologicamente atualizado. 
Independente da tecnologia empregada na realização de cirurgias oculares, o mais importante é estar em dia com os exames, que podem detectar precocemente possíveis doenças e, no caso da necessidade de tratamento, conversar com um médico especialista sobre as opções disponíveis no mercado e as que vão ao encontro das suas necessidades. Por isso, procure sempre um oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário