
Qual é a causa do glaucoma?
Dentro dos olhos circula um líquido chamado “humor aquoso”, que é produzido dentro do olho, circula internamente e depois é drenado.
O humor aquoso é muito importante para manter e nutrir as estruturas dos olhos. Quando há dificuldade no escoamento a pressão intraocular aumenta de forma progressiva, causando lesão do nervo óptico, o que pode levar a cegueira.
Quais são os sintomas?
No início da doença, geralmente o paciente não sente nada nos olhos e sua visão é normal. Na maioria dos casos, o glaucoma progride lentamente sem que o paciente se dê da perda gradual da visão lateral. Alguns raros pacientes poderão ter sintomas oculares não bem definidos, como dor nos olhos ou ao redor deles e alteração da visão, com halos coloridos.
Quais pessoas têm maior tendência em apresentar a doença?
O risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comum após os 40 anos. Além disso, pessoas com casos de glaucoma na família têm risco maior de apresentar a doença. Portanto, os adultos com histórico familiar de glaucoma devem ser examinados periodicamente pelo oftalmologista. Ainda deve-se considerar que pessoas da raça negra têm maior predisposição (quatro vezes mais) de ser afetadas pela doença em relação às da raça branca.
Glaucoma tem tratamento?
O tratamento de faz de três maneiras: com medicamentos, laser ou cirurgia. Apenas o oftalmologista será capaz de indicar e orientar o tratamento mais adequado.
Portanto, procure regularmente seu oftalmologista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário