terça-feira, 20 de março de 2012

Oftalmopediatria: uma especialidade dedicada a seu filho

A Oftalmopediatria é a parte da Oftalmologia dedicada ao cuidado de recém-nascidos e crianças, sendo importante para o diagnóstico precoce de possíveis do­enças.
O diagnóstico de possíveis doenças e o trabalho preventivo são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da criança, uma vez que o sentido da visão está intimamente relacionado ao seu desenvolvimento como um todo. Dos cinco sentidos, a visão é mais importante, já que 70% das informações que recebemos chegam ao cérebro através dela.
Desde o nascimento é importante procurar um oftalmologista regularmente. Assim como o exame do "pezinho", que é feito quando o bebê nasce, é importante que se faça o do "olhinho", que consiste em focar uma luz em frente ao olho do bebê. O reflexo dela deve ser vermelho, e se não for, significa que a criança tem algum problema de visão e, neste caso, o médico poderá diagnosticar e indicar o tratamento correto.  Outro sintoma comum nesta fase é lacrimejamento excessivo, que pode indicar alguma disfunção no canal lacrimal.
Alguns problemas aparecem já durante a infância, por isso é importante que pais e professores estejam atentos. Os problemas de visão, geralmente, acabam prejudicando a criança na escola, que tem seu potencial diminuído, ocasionando dificuldades de aprendizagem, levando o aluno ao desinteresse, ao cansaço e à sonolência, o que muitas vezes é percebido como preguiça do aluno ou falta de vontade de ir à escola.
Um conselho é sempre levar a criança a um Oftalmologista antes do início do ano letivo e checar se está tudo bem, pois, assim, a criança poderá desenvolver suas aptidões sem barreiras e problemas que possam aparecer. Isso vale, principalmente, para crianças de 3 a 10 anos, que ainda não sabem definir e perceber possíveis sintomas.
O diagnóstico precoce de grande maioria dos problemas visuais é garantia quase certa de evolução favorável. Detectados tardiamente, porém, exigem tratamentos complexos aos quais elas nem sempre respondem bem, ou podem ser irreversíveis. Por isso, desde cedo, leve seu filho a um oftalmologista regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário