O número de pessoas diagnosticadas com diabetes tem crescido cada vez mais no Brasil. A doença, conhecida como uma desordem metabólica crônica caracterizada pelo excesso de níveis de glicemia no sangue, também pode levar a outras complicações graves de saúde.
De acordo com o médico oftalmologista, Thiago Pardo Pizarro, A causa da hiperglicemia deve-se à deficiência do pâncreas em produzir insulina necessária para o organismo ou pela resistência das células à ação da insulina. “Atualmente, uma parcela da população é acometida pelo diabetes, que se bem acompanhada pode não trazer problemas para a saúde”.
As altas taxas de diabetes, quando não tratadas, podem acarretar doenças em outros campos do organismo, como os olhos.
“Uma das principais patologias causada pelo diabetes é a Retinopatia Diabética, resultado dos efeitos da doença nos vasos sangüíneos da retina, um tecido que reveste o fundo do olho”.
Ele ressalta que a retina é uma camada de prolongamento dos nervos, onde estão as células receptoras responsáveis por perceber a luz e ajudar a enviar as imagens ao cérebro.
“O dano aos vasos sanguíneos da retina pode levar ao vazamento de fluído ou sangue e crescimento anormal dos vasos sanguíneos que poderão causar fibrose e desorganizar a retina”.
Essas complicações podem distorcer as imagens ou torná-las borradas e muitas pessoas podem não notar nenhuma mudança na visão, no início da doença. “Com o passar do tempo, a retinopatia diabética pode piorar a visão e até levar à cegueira”.
Ele afirma que é muito importante a visita regular ao oftalmologista para a realização do exame do fundo de olho, o qual é capaz de detectar a doença no início ou no estágio avançado, pois muitas vezes os sintomas são imperceptíveis.
TRATAMENTO
O médico conta que os tratamento envolvem aplicação de raio laser, controle do diabetes e medicações intravítreas, sendo este o mais recente procedimento disponível no mercado
“Na fotocoagulação por raios laser, pequenas áreas da retina doente são cauterizadas na tentativa de prevenir o processo de hemorragia”.
E lembra que pesquisas comprovam a eficácia do medicamento, trazendo resultados positivos para o paciente. “As medicações são realizadas na própria clínica e o paciente é liberado no mesmo dia, sem ter necessidade de repouso”.
“É muito importante o controle cuidadoso do diabetes com uma dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação destes tratamentos. Pois só assim o portador da doença poderá se prevenir contras enfermidades desencadeadas pelo diabetes”.
Jornal O Regional - 05 de junho de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário