terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Artigo: Tratamento a laser pode controlar o glaucoma


O glaucoma é a principal causa de cegueira não reversível, principalmente pelo fato de ser uma doença silenciosa, ou seja, sem sintomas perceptíveis. Dentre suas causas está o aumento da pressão intraocular, ocasionada pela obstrução do sistema de drenagem que o olho possui. A deficiência na drenagem do humor aquoso - líquido transparente dentro do olho - tem como consequência o aumento da pressão, comprometendo o nervo óptico responsável pelo código visual que chega até o cérebro, resultando em uma cegueira parcial ou até total.
Alguns procedimentos comumente utilizados para o tratamento do glaucoma são o uso de colírios ou até mesmo a cirurgia. Contudo, uma nova alternativa tem apresentado resultados excelentes e tem sido uma opção não invasiva para o controle do glaucoma.
O SLT - Trabeculoplastia Seletiva a Laser - é indicado para pacientes com glaucoma de ângulo aberto (o tipo menos grave), porém responsável por 80% a 90% dos casos. As aplicações de laser atingem apenas as células afetadas do olho, estimulando o próprio corpo a buscar mecanismos naturais para reduzir a pressão intraocular, de forma a aumentar a drenagem para facilitar o escoamento do humor aquoso e controlar a pressão. O procedimento é simples, indolor e realizado no próprio consultório, não levando mais do que cinco minutos. Sua eficácia é comprovada, minimizando os efeitos causados pelo glaucoma. Como resultado, o paciente pode conviver melhor com a doença e alcançar uma qualidade de vida melhor.
A trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) é um grande avanço no controle do glaucoma, pois permite, por exemplo, que o paciente suspenda o uso de medicamentos e substitui, também, as alternativas para os casos mais críticos, como a cirurgia e a trabeculoplastia laser de argônio (ALT), trazendo resultados mais rápidos, além de o procedimento poder ser repetido em um mesmo paciente outras vezes, aumentando a eficácia do tratamento.
Apesar das novas tecnologias a serviço dos pacientes, é importante sempre estar atento a possíveis sintomas que o corpo demonstra e procurar um oftalmologista frequentemente. Estar em dia com os exames básicos como medição da pressão ocular e mapeamento do campo visual pode evitar que doenças como o glaucoma se agravem, sendo detectadas precocemente, o que quer dizer que poderão ser tratadas logo no início, minimizando seus efeitos e até alcançando uma possível cura.

Dr. Thiago Pardo Pizarro | CRM 122.433 | Revista TOP | Fevereiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário