quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Doenças de Carnaval podem levar o folião para casa mais cedo

O Carnaval está chegando. E para curtir a folia de maneira saudável, é preciso também estar atendo à sua saúde. Por ser um período de muitas festas, encontros, multidões e aglomerações, é preciso ter cuidado redobrado com os olhos.

Os principais problemas que ocorrem nesta época são irritações, alergias e a já conhecida conjuntivite. De acordo com o médico oftalmologista, Dr. Thiago Pardo Pizarro, o uso de muita maquiagem, principalmente com glitter, e a temida espuma de carnaval são os grandes causadores de problemas oculares nesta época. “Em relação à espuma de Carnaval, muito utilizada por crianças, os danos causados em caso de contato com os olhos podem levar a problemas graves. O mais comum é causar alergias e irritações oculares, mas nada impede que desencadeie problemas mais graves, como uma lesão”, explica. E ainda completa. “Além disso, algumas doenças estão propensas a surtos nesta época, onde há concentração de pessoas, como a conjuntivite. Por isso, vale ficar atento a mudanças no organismo e procurar um médico assim que perceber que algo está errado”, destaca.
Há um desconhecimento muito grande das pessoas a respeito dos riscos que a espuma e sprays podem causar e, por isso, ele continua sendo usado principalmente por crianças, que acabam não tomando o cuidado devido. Além de causar problemas para os olhos, estas espumas também podem acarretar alergias de pele e, em casos mais graves, provocar bronquites e rinites alérgicas.
Já a conjuntivite é transmitida no contato dos olhos com áreas infectadas, como as mãos. “No ano passado, tivemos um surto de conjuntivite no Carnavotu, em Votuporanga, e muitos foliões tiveram de voltar para casa antes da hora. Por isso, é importante se prevenir”, destaca. Evitar multidões pode ser uma saída, mas, se não houver jeito, lave sempre as mãos e nunca leve as mãos sujas aos olhos. Outro recurso é usar o álcool em gel.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o sol. “Nesta época, também é comum as pessoas passarem o Carnaval em praias e clubes. Neste caso, é importante sempre usar óculos de sol, evitar toalhas usadas e molhadas, não abrir os olhos em piscinas públicas e não esfregar os olhos com as mãos de areia”, indica o oftalmologista.
Porém, alguns cuidados podem evitar que você tenha que interromper os quatro dias de folia, como lavar os olhos e as mãos constantemente, evitar as lentes de contato e usar colírios umidificadores. Contudo, se sintomas como coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, e aversão à luz insistirem, o melhor é procurar imediatamente um oftalmologista.
Vale ressaltar que em nenhuma hipótese as pessoas devem se automedicar, pois podem acabar agravando a doença. É sempre importante procurar um profissional, que poderá lhe indicar o melhor tratamento e, assim, você poderá curtir o Carnaval sem maiores complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário